René Descartes


         Podemos dizer que René Descartes foi o fundador da filosofia moderna, pois suas teorias e conceitos acerca do homem e de Deus tiveram e continuam tendo uma alta repercussão!
         Segundo Descartes, todo homem é dotado de um bom senso e quando esse bom senso é usado de forma correta pode-se chegar a sabedoria. Desenvolveu uma concepção de método de aprendizagem que se baseia num raciocínio lógico independente da razão.
         Definiu o "Eu pensante" que é a demonstração lógica do "Penso, logo existo". De acordo com Descartes, o EU é capaz de duvidar, e a dúvida é um processo de pensar, aquele que duvida, pensa! Então uma vez que o fato de pensar existe, aquele que pensa necessariamente deve existir também.
         De acordo com René, Deus é o criador do homem, e dessa capacidade que o homem tem de pensar a idéia da perfeição. Diz ainda que Deus é o criador da natureza e tudo o que nela há, bem como tudo que é verdadeiro, inclusive a matemática!

         BIOGRAFIA
         René Descartes - Filósofo e matemático, nascido em La Haye, na Tourayne, aproximadamente 300 Quilômetros ao sudoeste de Paris, em 31 de Março de 1596.
         Filho de Joachim Descartes, advogado e juíz, este possuía o título de escudeiro , primeiro grau de nobreza e era conselheiro no parlamento de Rennes, na vizinha província da Bretanha que constituía o extremo norte da França.
         René estudou no Colégio jesuíta de Le Flèche. Participou do exército do Príncipe Maurício de Nassau, em 1619 serviu o duque de Bavieira e logo depois publicou sua primeira obra: "O trabalhador do Mundo".